Assistência retira moradores de barracos e encaminha para programas sociais

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Assistência Social, retirou 12 moradores de barracos e os encaminhou para acolhimento e programas sociais do município, na manhã desta terça-feira, dia 4. O grupo vinha sendo monitorado por assistentes sociais. Nas ultimas semanas, eles construíram barracos e passaram a viver em condições inadequadas, em uma área particular, ao lado da Rua Quinze de Novembro, na região central da cidade.

A ocupação do espaço é recorrente, condição que motivou a operação. De acordo com a responsável pela Assistência Social, Neusa Peres, os moradores são conhecidos e já passaram por outras tentativas de atendimento especializado, mas sempre oferecem resistência. “Os moradores consideram as ruas as suas próprias casas. Por isso é tão difícil convencê-los a procurar e participar de atendimento. Nossa preocupação está em proteger essas pessoas”, destacou. Histórico de acompanhamento aponta que a maioria sobrevive com dinheiro de esmolas conseguidas nos semáforos nas proximidades e usa as doações para manter o vício em álcool e drogas.

Ainda na ação, eles voltaram a responder questionamentos da equipe de assistentes sociais e foram orientados a deixar o local. Em seguida, os guardas fizeram varredura na área e localizaram 228 pedras de crack e R$ 87 em dinheiro, além de facas. “Tínhamos denúncia de que os moradores usam o espaço para vender e usar drogas. Confirmamos essa ocorrência, diante da quantidade do entorpecente localizado escondido em um dos barracos”, ressaltou. O material apreendido foi encaminhado à Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes). Duas pessoas acabaram presas por tráfico de drogas.

Agentes de endemias da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) pulverizaram a área. Os pertences que seriam recolhidos acabaram descartados. “As peças estavam comprometidas. Os colchões, por exemplo, estavam com pulgas”, disse o veterinário e responsável pela EMCAa, Lincoln Horita. Por fim, as máquinas da Secretaria de Obras e Meio Ambiente derrubaram os barracos e limparam a área. O proprietário do terreno será notificado a tomar as providências com relação à manutenção do espaço, que está com mato alto.

Estrutura

Catanduva conta com um conjunto de ações voltadas às pessoas em situação de rua. Uma das iniciativas é o Centro Pop, uma casa de acolhimento que oferece atividades socioeducativas. No local, os participantes passam por atendimento psicossocial e, dependendo do caso, são encaminhados para tratamento de saúde. Os moradores de rua também podem fazer a higienização nas manhãs, tomam banho e recebem doação de roupas. No almoço, são servidas refeições no Restaurante Popular e para pernoites, há espaço na Casa de Passagem.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment